A crise da extinção escalada mostra que a diversidade da natureza não pode suportar a pressão que a humanidade atual está colocando no planeta.
Cada dia da biodiversidade está sendo perdida em até 1.000 vezes a taxa natural. A extinção de espécies individuais , mas também a destruição do habitat , a conversão das terras para a agricultura e desenvolvimento, mudanças climáticas , a poluição ea propagação de espécies invasoras são apenas algumas das ameaças responsáveis pela crise atual.
Fatos
Os recifes de coral fornecer alimentos , protecção tempestade , emprego, lazer, recreação e outras fontes de rendimento para mais de 500.000.000 de pessoas no mundo ainda 70% dos recifes de corais são ameaçados ou destruídos.
17.291 espécies, das 47.677 avaliadas até agora são ameaçados de extinção.
Dos 5.490 mamíferos do mundo , 79 são extintas ou extintas na natureza , Criticamente em Perigo , com 188 , 449 e 505 em vias de extinção Vulneráveis.
1.895 do planeta 6.285 anfíbios estão em perigo de extinção , tornando- o grupo mais ameaçado de espécies conhecidas até o momento.
Com a perda da biodiversidade em curso, estamos a assistir à maior crise de extinção desde que os dinossauros desapareceram do nosso planeta 65 milhões de anos . Não são apenas estas extinções irreversíveis , mas elas também representam uma ameaça grave para a nossa saúde e bem-estar.
Quais são as principais ameaças à biodiversidade?
Ameaças à biodiversidade são numerosas e da atividade humana é responsável pela maioria deles.
Habitat perda e degradação afeta 86% de todas as aves ameaçadas, 86% dos mamíferos ameaçados avaliados e 88% dos anfíbios ameaçados .
Introduções de Espécies Exóticas Invasoras que estabelecem e se espalhou para fora sua distribuição normal. Algumas das espécies mais ameaçadoras invasivas incluem gatos e ratos , caranguejos verde, mexilhão zebra , a árvore tulipa Africano ea serpente marrom da árvore . Introduções de espécies exóticas pode acontecer deliberadamente ou acidentalmente , por exemplo, por organismos " boleia " em contentores , barcos, carros ou no solo.
Sobre-exploração dos recursos naturais. Extração de recursos , a caça e pesca de alimentos, animais domésticos e medicina.
Poluição e doenças. Por exemplo , o uso excessivo de fertilizantes leva a níveis excessivos de nutrientes no solo e na água.
Induzidas pelo homem alterações climáticas. Para exemplo , a mudança climática está alterando os padrões migratórios das espécies e aumentar o branqueamento do coral .
E sobre as alterações climáticas?
Biodiversidade e alterações climáticas são muito estreitamente ligados .
A biodiversidade é fortemente afetado pelas mudanças climáticas isso precisamos de fazer esforços adicionais para minimizar a influência negativa de outros factores, tais como a exploração excessiva , perda e fragmentação do habitat , poluição e a disseminação de espécies exóticas invasoras. Desta forma, podemos assegurar que os ecossistemas estão menos vulneráveis e mais resistentes à crescente ameaça representada pela mudança climática.
Mas as alterações climáticas podem também beneficiar largamente da biodiversidade conservada e ecossistemas especialmente saudáveis, quando estas são colocadas no centro dos esforços para combater as alterações climáticas .
Através de absorção e armazenamento de carbono em uma variedade de ecossistemas terrestres e marinhos , como as florestas, turfeiras e zonas húmidas outros , a biodiversidade contribui para a mitigação das alterações climáticas por armazenar dióxido de carbono .
A biodiversidade também ajuda as pessoas a se adaptarem à mudança climática através da prestação de serviços do ecossistema, que reduzir a sua vulnerabilidade e aumentar a sua capacidade de adaptação à mudança. Isto inclui a protecção costeira prestados pelas florestas de manguezais costeiros de enchentes e erosão costeira causada por aumento do nível do mar e tempestades mais poderosas.
Fatos
A abundância de espécies diminuiu 40% entre 1970 e 2000. Espécies presentes em rios, lagos e pântanos diminuíram 50%.
No Atlântico Norte , os peixes caíram 66% nos últimos 50 anos.
Desde 2000, 6 milhões de hectares de floresta primária foram perdidos a cada ano.
Na região do Caribe, a cobertura de coral duro diminuiu de 50% para 10% nas últimas três décadas.
35% dos manguezais foram perdidos em apenas 20 anos.
Desde tempos imemoriais , a natureza tem nos alimentou , curou -nos e proteger -nos. Mas hoje os papéis mudaram . Precisamos alimentar a natureza, precisamos de curá-lo e protegê-lo , se quisermos garantir um futuro saudável e próspero para nossas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário