sábado, 7 de agosto de 2010

PAPAGAIO-DO-MAR



Fratercula arctica

O papagaio-do-mar, ou fradinho, é uma pequena ave marinha de apenas 30 centímetros (mais ou menos da altura de uma garrafa grande de água).

Apesar de não ser parecido com os verdadeiros papagaios, o papagaio-do-mar tem um bico grande e triangular muito semelhante aos deles.

Além disso, tanto as suas patas como o bico são de um laranja muito forte com algumas manchas em azul.

Estas cores fortes contrastam muito com o corpo, que exibe uma plumagem preta e branca. Até podia parecer um pinguim, se não fossem tão diferentes.

A dieta preferida desta ave são pequenos peixes, adequados ao seu tamanho, crustáceos e moluscos.

Para pescar os alimentos o papagaio-do-mar atira-se de cabeça do alto dos rochedos. Depois de atingida a velocidade certa, sobrevoa a superfície do mar e mergulha assim que vê um cardume de peixe.

Em cada mergulho que faz é capaz de capturar entre seis a oito peixinhos ao mesmo tempo.

O bico, além de ser usado para pescar estes alimentos, serve para os rituais de acasalamento e em combate. Aquele que tiver o bico mais bonito e forte é o que atrai mais fêmeas. No entanto, depois de escolhido o par, o papagaio-do-mar fica com ele até ao fim da vida!

As placas ósseas de cores vivas que o papagaio-do-mar tem no bico caem depois da estação de acasalamento.

O ninho do papagaio-do-mar é feito nas falésias junto ao mar e não é nada igual ao que imaginamos. Trata-se de uma comprida toca com um espaço maior no fundo, onde é feita uma confortável "cama" de penas e pequenos ramos e folhas.

É no fundo desse buraco que nasce o único filhote do casal. E é completamente diferente dos seus pais: é totalmente cinzento, incluindo nas patas e no bico.

Quer queira quer não, o papagaio-do-mar é muito independente. Com apenas seis semanas o filhote é abandonado pelos pais que vão passar o Inverno no mar.

E o que é que acontece ao pobre filhote? Nada de especial: ao fim de cerca de uma semana fica com tanta fome que sai da toca e aprende a nadar, voar e pescar sozinho para sobreviver.

O papagaio-do-mar vive quase toda a sua vida no mar e só vem a terra na época do acasalamento. E pelo visto não gosta muito de terra, uma vez que assim que pode abandona os filhotes e volta para o mar.

Existem três espécies de papagaio-do-mar:
● Papagaio-do-mar comum do Atlântico Norte (que descrevemos neste texto).
● Papagaio-do-mar de Chifres da região do pacífico perto do estreito de Bering.
● Papagaio-do-mar de Poupa do Pacífico Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário